ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PINHEIRO MACHADO

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR - ANOS FINAIS

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TRABALHOS COM OS TEMAS DO PROJETO "TRABALHO JUSTIÇA E CIDADANIA"

O trabalho infantil no Brasil é proibido Eduarda e Alice 62



Elaboração de texto Patrick





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O TRABALHO INFANTIL
Direitos na Escola 

Não poderíamos deixar de mencionar aqui outra importante iniciativa na escola no que se refere à questão dos direitos de crianças e adolescentes que foi o projeto "Direitos na Escola: um passo para a cidadania" que contou com a participação de vários professores da escola desenvolvendo temas relevantes na esfera dos direitos infanto-juvenis.
O projeto originou-se do curso ECA na Escola desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação, Secretaria de Direitos Humanos, Fundação Telefônica e Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Insitituto de Administração. O curso teve a participação da Professora Miria Nogueira - Supervisora da Escola e do Professor Gesiel Freire - Prof. de Artes Visuais que desenvolveram e aplicaram o projeto na escola a partir de seminários com os professores e atividades práticas com os alunos.
Um dos temas abordados pelo projeto e que tem ralação direta com o projeto "Trabalho, Justiça e Cidadania" é questão do trabalho infantil. (Confira o projeto na íntegra)

 

Os alunos do turno da manhã, anos finais desenvolveram atividades sobre a questão do trabalho infantil. Produziram textos, slides e outras criações artísticas. O foco da proposta girou em torno do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente que este ano completou 20 anos de sua aprovação, no dia 13 de julho.
O trabalho infantil é proibido no Brasil. Ainda assim, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes menores de 14 anos, em vez de participar de atividades de socialização, de brincadeiras e de ter tempo para o estudo, passam o dia trabalhando para garantir seu sustento ou de sua família.
Trabalham na agricultura, nas carvoarias, pedreiras, canaviais, fábricas de calçados, oficinas mecânicas, no tráfico de drogas, nos lixões, na prostituição, pedindo dinheiro nos semáforos e esquinas, o que traz conseqüências danosas para o seu desenvolvimento físico e psicológico.


Vejam abaixo alguns dos trabalhos criados pelos alunos:

Após assistirem alguns vídeos selecionados pela professora Elizabeth de Marco, os alunos criaram os seguintes textos e slides:




ECA Ezequiel Da Silva_ Darane Da Silva_ Franciele Peres 81




Rosana Penedo e Karine Dos Santos 81 ECA



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ARTES VISUAIS

       Nas Aulas de Artes Visuais o professor focou o seu trabalho em cima da Constituição Federal, dos Direitos Humanos e, principalmente, sobre o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente, quando os alunos dos nonos anos elaboraram cartazes criando trabalhos híbridos de Colagem e Desenho.




















3 comentários:

  1. Gesiel os trabalhos relativos ao Projeto trabalho justiça e cidadania realizado pelos alunos do 9º ano estão muito bonitos e criativos.
    Parabéns pelo trabalho.

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  2. Obrigado pelo incentivo Beth.
    Motiva-me a continuar acreditando no meu trabalho.
    abraço.

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  3. Parabéns a todos que participaram desse excelente trabalho, é assim, dia após dia, que se constrói um novo cidadão, mas participativo, e por consequência, uma nova sociedade, MAIS JUSTA!
    Continuemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PINHEIRO MACHADO


Este blog surgiu da necessidade de se criar um espaço onde alunos e professores pudessem desenvolver uma proposta interdisciplinar em que realmente acontecesse a construção de conhecimentos de forma coletiva e colaborativa em cima dos temas do Projeto "Trabalho, Justiça e Cidadania".
Um espaço onde os alunos pudessem interagir não apenas com os conteúdos do blog, mas também, com as produções dos próprios colegas.
Enfim, um espaço que propiciasse a troca de conhecimentos e também de vivências entre todas as etapas da EJA.
A obra que introduz o blog se chama "Os quebradores de pedra" e foi pintada pelo artista francês Gustave Courbet no ano de 1849. Esta obra pertence ao movimento artístico chamado Realismo.
O Realismo tinha como principal preocupação a representação da realidade tal e qual ela é. O que acabou rompendo com um tipo de representação idealizada, como era o costume até então.
E quando falamos de realidade, quando nos voltamos para a realidade, e realidades, às vezes, tão sofridas de pessoas que são verdadeiros "quebradores de pedra", enfrentando e resolvendo os problemas do seu dia-a-dia, e que, na maioria das vezes, vão contra os seus direitos mais básicos, é que nos damos conta da importância de propostas como estas, da importância de trabalharmos esses temas com nossos alunos que, assim como nós professores que disseminamos esse projeto dentro de nossas escolas, também levarão um pouco do que aprenderam para dentro da comunidade onde vivem. E lá, quem sabe, de alguma forma, poderão ajudar a garantir com que mais pessoas tenham os seus direitos assegurados, indo ao encontro de uma vida com um pouco mais de dignidade.
E aí então podemos ver, através desse projeto, juntamente com a Educação, ações concretas e com resultados concretos. E não apenas discursos cheios de demagogia que nada fazem de concreto para ajudar as populações mais carentes e necessitadas. Necessitadas não apenas de alimentos, mas de conhecimento sobre o que é seu de direito.