ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PINHEIRO MACHADO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR - EJA

Os Quebradores de Pedra, Gustave Courbet, 1849


O TRABALHO

         Uma das grandes preocupações da sociedade atual é a oferta de emprego para todas as pessoas. Mas isso é apenas uma parte do problema.
Não basta apenas estar empregado, precisamos de trabalhos dignos, em ambientes saudáveis e salários que proporcionem condições adequadas ao desenvolvimento de uma vida plena e feliz.
         Infelizmente ainda existe, em nosso país, pessoas trabalhando em péssimas condições de higiene, em ambientes insalubres, sem proteção nenhuma, com baixíssimos salários ou em atraso, exercendo atividades perigosas, ultrapassando em muito a jornada normal de trabalho, sendo humilhadas e assediadas moral e sexualmente.  
          O desconhecimento das leis, e, por conseguinte, dos direitos que as pessoas têm, é o que favorece esse tipo de situação degradante e que vai contra um dos nossos direitos mais básicos,  que é o princípio fundamental da dignidade humana e que está lá no inciso III do artigo 1º da nossa Constituição Federal.
              Um dos importantes aspectos do conceito de cidadania afirma que: cidadania é o direito de todos a ter direitos. Outro aspecto, também importante, defende que, como cidadãos devemos estar atentos a toda e qualquer forma de opressão contra qualquer pessoa e exercer essa cidadania através da denúncia. Para isso contamos com instrumentos legais, as leis de nosso país, tais como as leis reunidas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
              A CLT,  criada através do Decreto Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, é a norma legislativa que ampara o trabalhador quando este necessita de ajuda com relação aos abusos de maus empregadores que, devido à sua ganância, buscam enriquecer às custas do sofrimento daqueles que dependem de um salário para poder sobreviver e sustentar suas famílias.
           Não podemos e não devemos mais ficar calados diante de situações que vão contra os direitos humanos essenciais. Tal como na metáfora do beija-flor que voava em direção ao rio para encher o seu pequeno bico de água para apagar o incêndio que devorava a floresta, devemos cada um fazer a nossa parte na tentativa de construir um mundo melhor, se não agora, pelo menos para o futuro.
Por isso, cumpra os seus deveres e, acima de tudo, exija os seus direitos, denuncie, faça valer a sua cidadania!

Prof. Gesiel Freire


         O texto acima introduz uma série de atividades desenvolvidas pelos professores da escola dirigidas aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) referentes ao Projeto.
          As atividades foram desenvolvidas interdisciplinarmente nas aulas de Artes, História e Português - Professores Gesiel Freire(Artes), Professora Rosangela Vaz(História) e Professora Leonara Rodrigues(Português).
           Para a execução das propostas os alunos pesquisaram em de links inseridos no blog, contendo a Carteira do Trabalhador, o site do MPT,  o site do MPT Rio Grande do Sul, Videos postados no blog, além de eventuais pesquisas no site Google.
Como resultado os alunos produziram textos críticos, vídeos, slides e animações.







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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PINHEIRO MACHADO


Este blog surgiu da necessidade de se criar um espaço onde alunos e professores pudessem desenvolver uma proposta interdisciplinar em que realmente acontecesse a construção de conhecimentos de forma coletiva e colaborativa em cima dos temas do Projeto "Trabalho, Justiça e Cidadania".
Um espaço onde os alunos pudessem interagir não apenas com os conteúdos do blog, mas também, com as produções dos próprios colegas.
Enfim, um espaço que propiciasse a troca de conhecimentos e também de vivências entre todas as etapas da EJA.
A obra que introduz o blog se chama "Os quebradores de pedra" e foi pintada pelo artista francês Gustave Courbet no ano de 1849. Esta obra pertence ao movimento artístico chamado Realismo.
O Realismo tinha como principal preocupação a representação da realidade tal e qual ela é. O que acabou rompendo com um tipo de representação idealizada, como era o costume até então.
E quando falamos de realidade, quando nos voltamos para a realidade, e realidades, às vezes, tão sofridas de pessoas que são verdadeiros "quebradores de pedra", enfrentando e resolvendo os problemas do seu dia-a-dia, e que, na maioria das vezes, vão contra os seus direitos mais básicos, é que nos damos conta da importância de propostas como estas, da importância de trabalharmos esses temas com nossos alunos que, assim como nós professores que disseminamos esse projeto dentro de nossas escolas, também levarão um pouco do que aprenderam para dentro da comunidade onde vivem. E lá, quem sabe, de alguma forma, poderão ajudar a garantir com que mais pessoas tenham os seus direitos assegurados, indo ao encontro de uma vida com um pouco mais de dignidade.
E aí então podemos ver, através desse projeto, juntamente com a Educação, ações concretas e com resultados concretos. E não apenas discursos cheios de demagogia que nada fazem de concreto para ajudar as populações mais carentes e necessitadas. Necessitadas não apenas de alimentos, mas de conhecimento sobre o que é seu de direito.